Fiocruz manifesta solidariedade à professora Ligia Bahia

Home > CEE em Pauta

Comunicação

Fiocruz manifesta solidariedade à professora Ligia Bahia



AUTORIA
CEE-FIOCRUZ

PUBLICADO fevereiro 4, 2025
ATUALIZADO 2 julho 2025

A Presidência da Fiocruz vem se unir às diversas  manifestações de apoio de instituições científicas e profissionais de saúde do Rio de Janeiro e de todo país, à médica e professora Ligia Bahia, que está sendo processada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A professora do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ) e integrante do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) criticou enfaticamente a postura negativa do CFM em relação à vacinação e em apoio ao uso de cloroquina durante a pandemia da Covid-19.

O CFM exige agora retratação e indenização pelas declarações de Ligia, o que contraria os princípios fundamentais da ciência, da educação e da própria democracia. Pesquisadora reconhecida nacional e internacionalmente na área de saúde pública, ela defende a eficácia das vacinas na redução de casos e da gravidade dos sintomas nos infectados, e condena a utilização da cloroquina em seu tratamento.

A Fiocruz reafirma a pertinência do posicionamento de Ligia Bahia, sempre baseado em evidências científicas, em consensos amplamente aceitos por seus pares e aplicados com sucesso durante a pandemia de Covid-19. 

Ao reconhecer sua dedicação à saúde pública e à ciência brasileira, a Fundação declara o repúdio à posição do CFM e total solidariedade à professora Ligia Bahia. Estar ao lado de Lígia Bahia nesse momento representa a defesa contra o avanço de discursos negacionistas e da anti-ciência no Brasil. 

 

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos conteúdos do CEE-Fiocruz