CEE-Fiocruz realiza oficina internacional sobre resiliência dos sistemas de saúde com pesquisadores do Reino Unido
PUBLICADO setembro 22, 2025
ATUALIZADO 22 setembro 2025
O Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz) realizará, em 4 de setembro de 2025, a segunda oficina Brasil e Reino Unido: o papel dos agentes comunitários na resiliência dos sistemas de saúde. A oficina constará de uma mesa-redonda reunindo especialistas britânicos e brasileiros, seguida de discussões temáticas voltadas a aspectos centrais da Atenção Primária à Saúde.
Como destaca o coordenador adjunto do CEE, Alessandro Jatobá, líder do laboratório de pesquisa Tecnologia, Informação e Resiliência em Saúde Pública (ResiliSUS/CEE) e coordenador-adjunto do Centro, o evento dá continuidade ao intercâmbio de experiências entre os dois países, fruto da parceria entre o ResiliSUS/CEE e o Imperial College de Londres, estabelecida em 2024, com o objetivo de compartilhar metodologias e práticas relacionadas ao conceito de resiliência em saúde e, assim, fortalecer o SUS. “Em março, nossa comitiva foi a Londres. Agora é a vez de os agentes comunitários ingleses virem aqui”, observa.
Estarão na mesa-redonda, que tem como tema Aprendizado Bidirecional Brasil/Inglaterra na Atenção Primária à Saúde, os especialistas britânicos Matthew Harris, Connie Junghans-Minton, Caroline Taylor (National Association of Primary Care-Reino Unido), Maureen Katusabe, Donna Rowe (CHWW-Reino Unido) e Ana Luiza Caldas, secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.
No âmbito das discussões temáticas, serão apresentadas boas práticas de ação territorial por representantes de gestões municipais de saúde, com foco em experiências desenvolvidas em diferentes regiões do país.
Outro eixo de debate será o trabalho e o provimento dos Agentes Comunitários de Saúde, com falas de Luiz Paulo Gomes dos Santos Rosa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Bernardo Xavier Fernandes da Cunha Thobia, agente comunitário de saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, enviado pelo ResiliSUS a um intercâmbio em Londres, em março de 2025.
Ao final das exposições, haverá espaço para a participação do público, com até cinco intervenções previstas para enriquecer o diálogo.
Para Jatobá, o encontro representa uma oportunidade para que os ACS ingleses discutam com autoridades brasileiras o funcionamento da Estratégia Saúde da Família, seus desafios de implementação e perspectivas.
Visitas
Como parte das atividades, os agentes comunitários de saúde britânicos também realizarão visitas a unidades básicas de saúde no Rio de Janeiro, dia 5/9, e em Recife, nos dias 6 e 7, onde acompanharão o trabalho das equipes de saúde da família, interagirão com profissionais e conhecerão os territórios.
2ª Oficina: Aprendizado compartilhado em torno do papel dos Agentes Comunitários de Saúde no aprimoramento da resiliência dos sistemas de saúde no Brasil e no Reino Unido
Data: 04 de setembro;
Horário: 9h às 13h (BRT);
Transmissão: canal Vídeo Saúde Distribuidora (https://bit.ly/CEE_mesa_redonda).