Sobre o CEE
Sobre o CEE

Desenvolvimento sustentável, Ciência, Saúde e Democracia

O Think Tank da Fiocruz

O Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz) foi criado em 2014, vinculado à presidência da instituição, como um espaço de produção e articulação de conhecimento capaz de refletir e incidir sobre as políticas públicas de Saúde, Ciência, Tecnologia & Inovação e Desenvolvimento Sustentável.
Em 11/07/2022, a Portaria nº 596 da presidência da Fiocruz formalizou o CEE-Fiocruz como instância de pensamento estratégico da instituição. O documento apresenta a missão, os eixos de atuação e as competências do CEE, bem como sua composição e delegação para o exercício de suas atividades, definindo o Centro como “o Think Tank de Desenvolvimento e Saúde da Fiocruz”.
O CEE orienta-se pelo conceito ampliado de saúde, na articulação dos conhecimentos produzidos na Fiocruz e em outros importantes centros e redes acadêmicas nacionais e internacionais, para analisar o presente, identificar cenários e pensar o futuro, com concentração em temas estratégicos voltados ao desenvolvimento a favor da vida.
Atuando em uma instituição estratégica de Estado, multidisciplinar e intersetorial, de âmbito internacional, o CEE-Fiocruz busca promover a interação entre reflexão acadêmica e ação política, potencializando a presença da Fiocruz no debate público, em defesa de políticas públicas justas e sustentáveis.
Idealizado e inicialmente conduzido pelo sanitarista Antonio Ivo de Carvalho (1950-2021), o CEE-Fiocruz veio dar concretude à proposta de Sergio Arouca (1941-2003), que identificava a necessidade de a Fundação contar com um setor que, a partir da prospecção de cenários de futuro, pudesse reiterar e renovar de forma permanente o entendimento da Reforma Sanitária Brasileira como “processo civilizatório”.
Tendo à frente desde abril de 2021 o economista e pesquisador Carlos Gadelha, o Centro orienta-se pelo conceito ampliado de saúde, articulando conhecimentos produzidos na Fiocruz e em outros importantes centros e redes acadêmicas nacionais e internacionais, para analisar o presente, identificar cenários e pensar o futuro, com foco em temas estratégicos voltados ao desenvolvimento a favor da vida.

“Nós devemos ao país um think tank público, da área progressista, com uma visão de Estado nacional e de interesse social”

— Carlos Gadelha

Missão

O CEE-Fiocruz busca exercer a função de centro de pensamento estratégico da Fiocruz, contribuindo para o enfrentamento dos desafios nacionais e para a Fiocruz do Futuro, como Instituição Estratégica de Estado, articulando o desenvolvimento, a saúde, a ciência e a democracia, por meio de estudos, pesquisas e debates em diálogo permanente com a sociedade.

Eixos de atuação

Futuro da Saúde

do Sistema Único de Saúde e do bem-estar social

Desenvolvimento

Transformações produtivas, de inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde

Inovação em Saúde

Geopolítica de Ciência e Tecnologia

Futuro da Ciência

Novos modos de geração de conhecimento

Competências

Prospectar, analisar e influenciar cenários capazes de impactar a trajetória da Fiocruz e do país, em especial quanto às relações políticas, econômicas, sociais e culturais, que incidem sobre as políticas de saúde, ciência & tecnologia e desenvolvimento;

Construir saber estratégico e aplicável produzindo subsídios à tomada de decisões pela Fiocruz que induzam e potencializem ações da instituição;

Construir parcerias com instituições cujos objetivos e atribuições sejam análogos aos do CEE-Fiocruz.

Projetos Integrados

O CEE-Fiocruz instituiu seu Fórum de Coordenadores de Projetos Integrados, instância colegiada voltada a propiciar a organização dos projetos de pesquisa do Centro “de modo matricial, por problemas, em consonância com a missão, as competências e os eixos norteadores do CEE”, como descreve a Portaria nº 596.
Os projetos podem se dar em colaboração com outras unidades da Fiocruz, ou em parceria com instâncias afins nacionais e internacionais. Podem, ainda, ser redefinidos e atualizados, em diálogo com o contexto nacional e internacional e com as estratégias institucionais da Fiocruz.

O Centro de Estudos Estratégicos leva o nome do sanitarista Antonio Ivo de Carvalho (1950-2021), reconhecido defensor do direito universal à saúde e um dos principais atores do movimento da Reforma Sanitária Brasileira, base do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com seu espírito inovador, Antonio Ivo concebeu, em 2014, o CEE-Fiocruz, mantendo-se à frente da coordenação até o início de 2021. Antonio Ivo fez do Centro um espaço de diálogo com a sociedade, para pensar prospectivamente o SUS e a relação entre saúde e desenvolvimento, acolhendo, com ousadia e generosidade, uma grande diversidade de pensamentos, com vistas a fortalecer a concepção de políticas públicas de saúde justas, sustentáveis e soberanas.

O CEE-Fiocruz persevera em sua ousadia para enfrentar os desafios do presente e do futuro, da Fiocruz, do SUS e da democracia, no contexto da construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento, fazendo jus ao que Antonio Ivo semeou.



Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz

Antonio Ivo de Carvalho

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos conteúdos do CEE-Fiocruz